JUSTIFICATIVA

20/12/2012 09:41

 

    

 

     A “Revista Moinhos”, periódico digital do Departamento de Letras, tem por objetivo a divulgação de artigos científicos oriundos dos campos de conhecimento que fundamentam a formação do profissional de Letras, de modo a garantir a qualificação continuada do pessoal nas mais diversas áreas de habilitação do curso. Neste sentido, parte da perspectiva de que, em sua forma eletrônica, democratiza o acesso aos estudos que vêm sendo empreendidos, tornando-se um instrumento (meio) para discussões nas salas de professores e outros ambientes que se ocupam de temas relacionados à educação e às linguagens.

        A opção pela versão eletrônica atende às necessidades do contexto atual de maior agilidade/facilidade no acesso à informação. Além disso, o meio eletrônico é economicamente viável, seja pela gratuidade dos conteúdos veiculados, seja pela quebra de barreiras geográficas e temporais.

        A “Revista Moinhos”, publicação semestral, nasce a partir de um processo de fortalecimento das relações que tem se estabelecido entre as diferentes áreas do conhecimento que integram a Matriz Curricular de Graduação em Letras, no Campus da UNEMAT, de Tangará da Serra. Tal fator tem desencadeado significativas discussões vislumbrando maior qualidade para o perfil do egresso do citado curso, que se sustenta na ideia da pesquisa e da divulgação de estudos que contribuam para a formação do profissional da educação nas mais diversas áreas do conhecimento.

       A melhor justificativa para a criação dessa revista interdisciplinar poderia ser a própria necessidade de divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas a partir das cinco linhas de pesquisa e de projetos financiados pela CAPES (PIBID Língua Espanhola; Língua Portuguesa / Novos Talentos) ou FAPEMAT. Entretanto, é imprescindível que se some a ela a natureza democrática do processo de gênese do periódico: professores do Departamento sugeriram nomes; elegeram o título escolhido e decidiram sobre sua composição e forma de divulgação (eletrônica/semestral).

      A “Revista Moinhos”, portanto, veiculará as produções intelectuais da comunidade acadêmica do Departamento de Letras, interessada e envolvida com as pesquisas científicas da área. Vale destacar, ainda, que um dos seus membros é o prof. Dante Gatto, já associado à ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos: https://www.abecbrasil.org.br/index.asp).

     A divulgação das pesquisas departamentais será um bom começo. A equipe se mostra interessada e envolvida. Institucionalizar o periódico na Universidade do Estado de Mato Grosso implica mais do que o reconhecimento da importância do veículo ou de sua necessidade; afinal, será uma forma de possibilitar que os professores/pesquisadores vinculados ao Departamento de Letras possam atuar, de maneira mais efetiva, como editores científicos e pareceristas. Em suma, a institucionalização da “Revista Moinhos” significa tanto a garantia de divulgação mais ampla dos trabalhos desenvolvidos pela comunidade acadêmica no âmbito do Departamento, quanto a possibilidade de profissionalização da equipe envolvida no projeto com relação às técnicas editoriais. Além disso, nestes vinte e quatro meses iniciais, espera-se disponibilizar ao público a editoração da primeira, segunda, terceira e, possivelmente, a quarta edições da revista, haja vista ser semestral.